Seca e assoreamento no Rio Amazonas e seus impactos na navegação

A região amazônica tem como característica natural do ciclo hidrológico períodos de chuva e seca. A seca costuma acontecer entre os meses de setembro e dezembro. Durante esse período, as águas recuam, expondo vastas áreas de terra.

Além desse processo, os rios que compõem a bacia amazônica também transportam enormes quantidades de sedimentos que vão sendo depositados no Rio Amazonas, criando bolsões de sedimentação.

Seca

O ciclo de chuvas na região, desempenha um papel vital na regulação do ecossistema amazônico. O aumento das temperaturas globais tem influenciado esse ciclo, levando a variações nas precipitações e períodos de seca mais intensos, no ano de 2023 tivemos a pior seca dos últimos 10 anos.

Essas mudanças têm implicações diretas na navegabilidade da bacia amazônica.

Assoreamento

Assoreamento é o processo pelo qual os rios acumulam sedimentos e materiais sólidos no seu fundo, desta forma o deixando mais raso, este é um fenômeno que impacta tanto o meio ambiente quanto a infraestrutura de transporte aquaviário. Em 2023, a crescente erosão contribuiu para o aumento do assoriamento do Rio Madeira, o que dificultou navegação.

Com a união desses dois fenômenos, a seca e o assoreamento, a situação na região se agravou. Ainda estamos avaliando o impacto desse fenômeno para a seca de 2024 e você pode acompanhar o nível do rio no gráfico abaixo.

 

 

Solução integrada para o período crítico

Em 2024, nossa principal alternativa de transporte será via o píer provisório em Itacoatiara. Localizado antes da zona de assoreamento da Enseada do Madeira (como indicado no mapa), que nos permitirá transbordar as cargas do navio para balsa ou da balsa para navio com destino e origem Manaus. Parte do transbordo das unidades também será realizado em Vila do Conde.

Esta nova solução contará com um custo fixo, que poderá acrescentar de 4 a 14 dias ao tempo de trânsito padrão da rota. Este custo englobará também o seguro da carga, o transbordo, a armazenagem nos portos de transbordo e o pier provisório.

A taxa fixa única será aplicada em todos os CT-es* com destino e origem Manaus a partir do dia 1º de setembro de 2024 até o término da restrição. Confira abaixo os valores:


*Reforçamos que o valor da sobretaxa aplicada nas cobranças é sempre o valor vigente no dia da emissão do CT-e para as cargas com coleta Aliança e dia do deadline do navio para cargas Porto.
**Para cargas congeladas consulte seu representante comercial para mais informações sobre limitacao de energia e condições para o transporte.

Píer Flutuante Provisório de Itacoatiara

O píer flutuante provisório está localizado entre o Rio Amazonas, a Enseada do Rio Madeira e a 20 milhas de Itacoatiara.

Neste local, é realizado as operação de transbordo dos containers do navio para a balsa e da balsa para o navio.

Seu objetivo primario é aliviar a carga do navio, reduzindo o seu calado na operação de transbordo, permitindo que ele continue até o porto de Manaus e a outra parte da carga continue via balsa.

Em um segundo momento, com o agravamento da situação na região, o objetivo será que a carga dos navios seja 100% descarregada no píer, seguindo de balsa até o porto de Manaus.

O tempo previsto de navegação da balsa do píer até o porto de Manaus é de 12 horas, enquanto o trajeto oposto, do porto de Manaus até o píer, é de 10 horas.

 

Solução

 

Fonte de informações

A Aliança, acompanha de perto e regularmente as informações sobre cheias e vazantes dos rios na região do Amazonas, com base nas informações registradas pelas réguas da Agência Nacional de Águas (ANA), na constante análise da evolução da vazante na região e por sondagens realizadas por nossos navios. Além disso, acompanhamos todas as portarias da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

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