Maersk inicia transição energética e já implanta tecnologias sustentáveis no Brasil
ArtigoGrupo tem investido em soluções de logística de cabotagem para reduzir emissões em cerca de cinco milhões de toneladas de gás carbônico por ano até 2030
Para cumprir as metas do Science Based Targets (Sbti) que limitam o aquecimento global a 1,5°C até 2040 e oferecer opções de logística verde em toda cadeia de suprimentos até 2030, a A.P. Moller - Maersk , empresa de logística integrada, começou a implantar no Brasil diferentes iniciativas de transição energética no transporte marítimo.
Para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, o grupo tem investido na construção de um portfólio de soluções climáticas que resultará na redução de emissões do transporte de cargas em cerca de cinco milhões de toneladas de gás carbônico por ano até 2030.
“Como fornecedor global de serviços de logística integrada em todos os modos de transporte, é nosso objetivo estratégico estender nossa ambição de zerar a emissão de CO2 para todo o negócio. A ciência é clara, devemos agir agora para obter progressos significativos nesta década”, afirma Soren Skou, CEO da A.P. Moller - Maersk.
Energia elétrica de terra (AMP- Alternate Maritime Power)
Em janeiro de 2023, quatro navios da classe Explorers da Aliança, que realizam a navegação de cabotagem no Brasil , receberam uma nova tecnologia - a instalação de equipamentos elétricos que conectam o navio a uma fonte de energia no porto. Com isso, não é mais necessário manter motores à combustão ligados durante o tempo que o navio estiver atracado.
“Os geradores do navio de logística de cabotagem fornecem energia para os equipamentos. Com este sistema será possível desligar os motores, plugando o navio na energia de terra e com isso eliminando a emissão de CO2 pelos navios durante a operação nos portos”, explica Carlos Rocha, Gestor da Frota de Navios da Aliança. Ele adianta que, embora ainda não haja nenhum terminal de navegação por cabotagem no Brasil que forneça essa facilidade, a Maersk entende que isso acontecerá muito em breve, e por isso já está investindo na tecnologia.
Monitoramento autônomo da concentração de CO2 dissolvido nos oceanos
A Aliança , em parceria com o Instituto GEOMAR-Kiel e Depto. de Oceonagrafia da UERJ, participará do projeto de pesquisa que monitora a absorção do CO2 pelos oceanos. Em 2022, o navio de navegação por cabotagem Vincente Pinzon foi aparelhado para medição autônoma de dados oceanográficos, em tempo real, incluindo a absorção do CO2 no Atlântico Sul ao longo da costa brasileira.
Armazém de Cajamar
A A.P. Moller - Maersk inaugurou, em setembro de 2023, um novo armazém de logística integrada em Cajamar, no estado de São Paulo. Com 19,4 mil metros quadrados, o novo local tem certificação LEED Platinum (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), incluindo painéis solares no telhado, sistema de recuperação de água da chuva e gerenciamento de resíduos, isolamento térmico de feltro e equipamentos elétricos para manuseio de material, tal como empilhadeiras providas de bateria de lítio.
APM Terminals Pecém e Suape
A meta da A.P. Moller - Maersk é implantar equipamentos elétricos em todos os seus terminais de logística de cabotagem no país. O Terminal de Pecém, por exemplo, já investiu, recentemente, R$150 milhões na compra de novos equipamentos, entre eles, três RTGs, guindastes de operação de contêineres no pátio. Os modelos de última geração serão os primeiros desse tipo a operar na logística de cabotagem em Pecém. Há várias vantagens de operar com RTGs como ganho de produtividade, uma vez que os guindastes andam por sobre as pilhas, facilitando o acesso a contêineres posicionados no meio das quadras, diminuindo movimentos e melhorando a logística interna do terminal. Além disso, os modelos comprados para Pecém são eletrificados e não utilizam óleo diesel. Com isso, a operação de transporte de cargas torna-se mais limpa e sustentável, com a diminuição da emissão de CO2. Em Suape, a APM Terminals planeja investir até R$ 2,6 bilhões no novo terminal de contêineres e iniciar as operações de logística de cabotagem com capacidade inicial de 400 mil TEU “A empresa também está comprometida com as metas do Sbti, e o projeto contemplará as diretrizes e compromissos ambientais, inclusive, equipamentos elétricos.” afirma Leonardo Levy, diretor de Expansão da APM Terminals no Brasil.
Redução de CO2
A Maersk encomendou um total de 19 embarcações de navegação por cabotagem com motores capazes de operar com metanol verde. No próximo ano, o primeiro navio de transporte de contêineres da Maersk movido a metanol verde e com capacidade para 2.500 TEU, vai iniciar as operações na Europa. A partir de 2024, 18 navios de grande porte - com capacidade para mais de 17 mil TEU, também passarão a navegar pelo mundo com combustível verde.
A Aliança Navegação e Logística, operadora de logística integrada no Brasil, pertencente ao grupo A.P. Moller-Maersk, está construindo as duas primeiras barcaças ATBs oceânicas para transporte de contêineres do Brasil. Os dois conjuntos transportarão as cargas de forma mais segura e eficiente, já que permitem o transporte de cargas simultâneo de um volume maior em relação a outras embarcações e transporte terrestre. Além disso, os motores principais poderão, no futuro, ser movidos a combustíveis verdes, como metanol e etanol.
Sobre A.P. Moller - Maersk
A.P. Moller - Maersk é uma empresa de logística integrada de contêineres que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como uma das líderes global em serviços de transporte marítimo, a empresa opera em mais de 130 países e emprega cerca de 105.000 pessoas.
https://www.maersk.com/
Sobre a Aliança
A Aliança é uma EBN – Empresa Brasileira de Navegação, atuante em logística integrada no Brasil, oferecendo soluções logísticas customizadas do marítimo ao rodoviário, incluindo meios ferroviários e fluviais. A empresa atua desde a origem do produto, passando por armazéns até a entrega no destino final, ofertando soluções que agregam segurança, flexibilidade,
sustentabilidade
e eficiência a cadeia logística de seus clientes. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.200 colaboradores em diversas localidades por todo o país.
https://www.alianca.com.br/
Sobre a APM Terminals
A APM Terminals opera uma das redes portuárias de logística de cabotagem mais abrangentes do mundo. Estamos posicionados de forma única para ajudar os clientes a expandir seus negócios. Com a implantação de ferramentas digitais em tempo real, como Track Tamp, Trace, Notificações de Status de Contêineres, APIs e Alertas de Terminal, apoiamos nossos clientes para melhorar a eficiência, flexibilidade e confiabilidade da cadeia de suprimentos.
Nossa equipe de mais de 22 mil profissionais está focada em fornecer a excelência operacional e as soluções que nossos 10 mil clientes precisam para atingir seu potencial no transporte de cargas. Os 76 terminais em nossa rede global são operados exclusivamente pela APM Terminals ou em conjunto com um parceiro de joint venture. Em 2021 realizamos 12,8 milhões de movimentação de contêineres - 11,3% a mais que em 2020 (11,5m).
www.apmterminals.com